Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Hora de aventura

  
Vira e mexe ouvia que a animação hora de aventura era um sucesso gigantesco e uma das séries mais aclamadas atualmente. Simplesmente não levava fé. Vi alguns episódios , mas achava que era mais uma das animações sem noção que pipocam no Cartoon de hoje. Não entendia como a geração atual achava graça nestas animações... Bom, as coisas mudam, e a sociedade tem deste tipo de coisa, anacronismo dos mais velhos, sempre dizendo o quanto era melhor em suas épocas. Quando foi lançado as Prequels de Star Wars os fãs antigos torceram o nariz, e os novos, arrematados pelas prequels, defendiam com unhas e dentes os episódios I,II e III. Claro que teve gente ,fã da primeira trilogia, que adorou os novos episódios, mas quando anunciado o episódio VII, J.J Abrams tinha a missão de agradar toda essa gente.
   Não posso me excluir da grupo anacrônico.Principalmente em relação a animações. Vejo um abismo monstruoso entre, por exemplo, Os impossíveis, Herculoides e Thundercats para coisas como o fantástico mundo de Gumbal ou titio avô. Cheguei a acompanhar o "momento de transição" destas animações, com a Vaca e o Frango, Meninas superpoderosas e Samurai Jack, que ainda me atraiam muito. Mas muita coisa, apesar de não acompanhar, achava interessante, apesar de não dar o braço a torcer e dizer que aquilo era interessante de alguma forma. O fato é que , simplesmente não dei chance para certas animações, mas tem, sim, muita coisa bizarra. Uma das séries que não havia dado chance, mas que acabei adorando recentemente é Hora de aventura. Um garoto humano e um cão que se estica em um mundo de doces, com uma princesa jujuba... E o vilão era o rei gelado, um doido que raptava as várias princesas bizarras daquele mundo. Infantil, bizarro... Só que não.
Primeira cena da abertura da animação.
   Hora de aventura é baseado em um curta de 2009, que ganhou um prêmio de melhor animação.A trama acontece no mundo de Ooo, e temos os dois protagonistas, Finn, um garoto humano, o único humano daquele mundo e seu amigo, um cão chamado Jake , que tem o poder de esticar seu corpo, alterar seu tamanho... E os dois vão resolvendo problemas no mundo de Ooo, passando por inúmeras aventuras ao resgatar princesas do Rei gelado. Ué... Mas esse enredo é o que afirmei agora a pouco ser bastante bobo, ideal, talvez, para crianças, contanto que os desenhos apresentassem lições de moral. Mas fui ver com calma com meu filho, o pequeno Cauê, a animação e notei algumas coisas, como a abertura da animação, começa com uma imagem de um local com bombas ao chão,restos de uma guerra.
Finn e Jake
   Ooo é uma terra pós apocalíptica. Imagine que nosso mundo chegou ao fim durante uma terceira guerra mundial. Essa guerra na animação é chamada de "A grande guerra dos Cogumelos." Nenhum dos produtores da animação revelou isso de fato, mas tudo indica mesmo que Ooo é o planeta terra após a terceira guerra mundial, uma guerra que colocou fim a humanidade, e temos episódios que mostram que isso realmente ocorreu. Muitos blogs, sites e vídeos na internet colocam que a guerra dos cogumelos é uma alusão a bombas atômicas, que ao serem explodidas fazem a forma de um cogumelo. Ou seja, a terra como a conhecemos chegou ao fim em uma guerra nuclear, e as criaturas mágicas que aparecem na animação foram criadas a partir da radiação. Lógico que temos outros elementos fantásticos e mágicos na história, mas tudo vai sendo explicado devagar em cada episódio. Por exemplo, o rei gelado era vivo antes da guerra dos cogumelos, era um arqueólogo, e encontrou uma coroa que lhe deu poderes mágicos, e também o enlouqueceu, a coroa é responsável por ele ter sobrevivido a guerra.
   A primeira cena da abertura da animação mostra os restos de uma guerra, e vários episódios mostram "restos" do mundo anterior a Ooo. Como um tanque de guerra, vários automóveis no fundo do oceano, televisores ,meias e outros objetos presos em icebergs... E tem um episódio que Finn vê o planeta do espaço, onde falta um enorme pedaço, provavelmente destruído na guerra dos cogumelos.
  
Marceline, Rei Gelado, Finn, Jake, Princesa caroço e princesa Jujuba
Então a série apresenta um mundo pós apocalíptico, cada episódio vai montando o quebra cabeça da história. A vampira Marceline por exemplo, ela foi jogada na terra por seu pai, o rei da Noitosfera, uma espécie de inferno, mundo sombrio...Ela, pequenininha ,para sobreviver na terra recebeu ajuda de um homem,Simon Pretrikov, um arqueólogo que encontrou uma coroa, e um dia, brincando com sua mulher, a quem ele chamava de princesa, colocou a coroa. Ele passou a ter, o que foi chamado de visão de mago. Não se sabe quanto tempo exatamente se passou depois que ele colocou a coroa e a retirou, mas sua mulher havia desaparecido. Temos um hiato na animação, esta história ficamos sabendo através de fitas que ele gravou antes da guerra dos cogumelos em um especial de natal.
O Lich
No episódio Simon e Marcy, vemos Simon cuidando de uma jovem Marceline, que se preocupa sempre que ele coloca a coroa, pois enlouquece, sua barba cresce e ele vai ficando azul com poderes de frio e gelo. Neste momento em que ele está cuidando de Marcy, em um mundo devastado, eles encontram centenas de mutantes e até um ser de chiclete, que pode vir a se tornar no futuro a princesa Jujuba (Em inglês, ela não se chama Jujuba, e sim BubbleGum). Ou seja, a guerra alterou os seres vivos, criou mutantes e outros seres. Nos episódios O Lich, o maior vilão da série, ultimo episódio da quarta temporada, seguido por Finn, o humano e Jake, o cão, vemos que a bomba que explodiu afim de colocar fim no mundo, criou o Lich. Sua função é acabar com tudo o que vive, ele falhou como bomba, e continua esta meta. Ele engana Finn para reunirem as pedras das coroas das princesas e do rei gelado para criar uma passagem para o centro do universo onde encontram o ser cósmico conhecido como Prisma, quem chega ao centro do universo tem um desejo realizado, e o Lich pede para exterminar toda a vida de Ooo. Finn e Jake ficam imunes enquanto estão no centro do universo, e tem direito a um desejo cada. Finn pede para que o Lich não exista, e o mundo é recriado. Neste novo mundo, Finn vive com seus pais e seu cão, Jake, sem poderes, e acaba encontrando um esqueleto com uma coroa, em cima do esqueleto tem uma bomba congelada. Uma Marceline velha, a versão dela naquele mundo, explica que durante a guerra Simon parou a bomba que exterminaria o mundo. Lógico que a guerra devastou o mundo, mas não exterminou com a maior parte da vida como a bomba faria. No episódio Finn acaba colocando a coroa e suas atitudes para proteger sua família acabam fazendo a bomba explodir e o Lich aparecer. O desejo de Jake é que acaba fazendo as coisas voltarem ao normal.
  Ou seja, é uma animação que recomendo e virei fã.
 #LeandroSilvio

Nenhum comentário:

Postar um comentário